quarta-feira, 26 de março de 2008

Cristo é Páscoa! É a Ressurreição! É a Força de Recomeçar!


O Evangelho de hoje ( Lucas 24, 13-20.25-29 ) propõe à nossa reflexão o que se passou com dois discípulos que saiem de Jerusalém para Emaús. Toda a esperança cai por terra. A vida perde o sentido. Sentem-se impotentes perante os acontecimentos: "entregaram-no para ser condenado à morte e pregaram-no numa cruz".
Às vezes morre o que tenho em mim de mais sagrado.
Deixo-me vencer pelo mundo e desanimo.
Viro costas, vou-me embora, desisto, desiludo-me.
Fico insensível aos sinais de esperança, aos outros que caminham comigo, condeno-me a uma morte sem ressurreição à vista.

Jesus, vem ter comigo, caminha ao meu lado.
Ajuda-me a reconhecer-Te nos que me rodeiam.
Sei que estás por aqui, que venceste o sofrimento e a morte.
Fica comigo. É que para Ti nunca é tarde.
Contigo a noite anuncia sempre o dia e em Ti a morte é só a porta estreita para vida eterna. Livra-me dos falsos brilhos e dos enganosos pães e dá-me a luz que interessa e o pão que interessa.
Ajuda-me a levar essa luz e esse pão a todos os que se cruzarem comigo.
Ajuda-me a (con) verter-me nessa Luz de Esperança e dessa Força de Vida.
Ajuda-me a Ressuscitar da amargura, do sofrimento, da prostração, das cadeias que me prendem à tristeza,
para a Vida com sentido, porque a ressurreição começa e faz-se aqui, em cada dia, vivendo contigo.

Sem comentários: