quinta-feira, 27 de março de 2008

Avaliação do Desempenho







No dia 14-02-2008 fui convocado para uma reunião, sem conhecimento da sua finalidade.

Peguei numa folha de papel e numa caneta ali à mão, que por acaso escrevia a verde, e fui para a sala. Era por causa da avaliação do desempenho no sector da administração do serviço.

Foi entregue um caderno a cada um para tomar conhecimento dos objectivos pelos quais seriam avaliados em relação a 2007, para preencherem os espaços com os seus dados pessoais e para procederem, cada um, ao registo da sua auto-avaliação.

Ontem fui chamado para tomar conhecimento da minha avaliação de desempenho. Foi-me dito, por exemplo, que tinha sido considerado um acto de rebeldia ter preenchido com caneta de tinta verde. Pensei que, se o serviço não quer que se escreva a tinta verde, não deveria comprar canetas dessa côr.

A fundamentação da classificação dizia apenas: "Deve melhorar nos seus comportamentos éticos e deontológicos perante o serviço e superiores".
Não referia qualquer falha ou atitude menos correcta.
Pensei que falta de ética era não referir os aspectos em que eu pudesse ter falhado.

No espaço para tomar conhecimento havia um espaço para observações, assinar e pôr a data.
No espaço de observações escrevi, a azul:

"Quanto ao meu comportamento perante o serviço e superiores, ao nível ético e deontológico, não fiz nada de moralmente condenável. Pelo contrário, assumi no serviço o desempenho das funções para que fui nomeado, sem ser por elas remunerado, ao contrário de quem foi nomeado juntamente comigo, pelo que a carência de ética está do lado do serviço.
Quanto ao processo de avaliação, por verdade e lealdade, cito a sabedoria popular que refere desgraçado de quem não fica nas boas-graças do chefe, pois fica sugeito à prepotência, arrogância, mentira e desumanização do poder".

3 comentários:

Anónimo disse...

Lentamente, os indivíduos que se apoderaram do aparelho de estado no nosso País, vão coarctando as liberdades dos cidadãos(ou seremos meramente "contribuintes"...?)e impondo, subrepticiamente(como as víboras traiçoeiras...)um regime parecido ao que vigorava na ex-URSS de má memória, onde todos se vigiavam a todos...

Até os filhos faziam relatórios sobre os pais, que chegavam a ser presos e deportados para os campos de concentração gelados da Sibéria,com base nas "avaliações" dos filhos,os quais,conforme a Constituição soviética eram propriedade do Estado...

Não tardará muito que aqui venha a suceder o mesmo... pois a postura ideológica de muitos dos actuais governantes radica na filosofia marxista e seus derivados...

O próximo passo é a instituição da delação - colegas a delatar colegas, para lhes passar por cima (o vil metal corrompe tudo...).

ALERTA, pois!

As apreciações a si feitas,que o autor do blog relata,não fazem sentido nenhum, e, pior, são asquerosas! O que esses gajos arranjam para tentar justificar o injustificável !
A resposta do autor do blog é brilhante!Parabéns!

Um abraço em Jesus Cristo!

Ennio da Liguria

Luís disse...

Olá Ennio
Obrigado pela reflexão e pela presença.
Um abraço em (para) J.C.
Luís

Luís Botelho Ribeiro disse...

Alguém nos deixou uma resposta, antes mesmo de qualquer pergunta nossa...

Felizes sereis quando por Minha Causa...