sexta-feira, 17 de abril de 2009

Eu sei ! Já há 4 meses...!!!

É verdade!
Já há mais de 4 meses que não venho aqui deixar
o que me vai na alma... e no resto!
É certo que ter perdido a capacidade de formatar o texto
e de anexar fotos... fez perder muito do entusiasmo que punha no blogue...
É assim...
Mas há uns dias a esta parte tenho sentido vontade de aqui voltar
até por que algumas pessoas já me disseram que o encontram sempre na mesma
e porque tenho desejado partilhar convosco a minha Páscoa de 2009...:
Uma das coisas que mais me marcou...
foi ter chegado à Semana Santa a sentir
que esta Quaresma tinha passado demasiado depressa...
demasiado ao lado...! E isso criou-me um certo mal estar...
A Páscoa é a principal festa dos Cristãos
e a Páscoa é 'Passagem'...
E na 'passagem' por esta vida quem não fizer 'passagem' para a Outra...
Na 5ª-Feira e na Sexta-Feira Santa fomos às cerimónias no Carmelo:
Na 5ª-Feira havia tanta coisa para reflectir, tanta carga simbólica, era o lava pés, a instituição da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio, ...
pois o Sacerdote centrou a reflexão na mesa...
Esse objecto criado pelo homem,
à volta do qual se reune a família,
se partilha a refeição, se criam laços...
(ainda estou a digerir estes aspectos)...
E Cristo eleva-a à dignidade de altar!
Na(o) qual Ele se faz presente... cada dia!!!

Bem,
mas na Sexta-Feira foi melhor:
A Adoração da Cruz não é propriamente uma cerimónia agradável...
é triste, pesada, lenta, sem brilho, nem côr...
Mas a reflexão surpreendeu-me...!
E trouxe uma coisa tão simples e tão nova
que acabou por dar novo sentido,
um Sentido Novo...
e sentido de modo diferente, a esta Páscoa:
... uma frase do Evangelho:
'... tendo amado os Seus amou-os até ao fim...'
ganhava nova força !
Uma profundidade diferente...!
A reflexão do Sacerdote ao falar da Cruz
afirma que Cristo morreu por Amor...
por Amor ao Pai
por Amor aos homens!
... e nós somos salvos no Amor de Cristo!
Somos salvos no Amor de Deus Pai!
(Deus é Amor!)
Parece que isto não tem nada de novo...!
Pois... o pior vem a seguir:
É que...
mais do que a Cruz...
mais do que os sofrimentos de Cristo...
mais do que o abandono dos amigos
mais do que as injustiças... a dor...
a vergonha da nudez... a solidão...
é o Seu Amor a Deus
a Aceitação da Vontade do Pai
e o Amor aos homens que nos salva!!!
E só nesse Amor todos os sofrimentos têm sentido!
Não fomos salvos pelos sofrimentos
(e aqui está o cerne da questão!)
fomos salvos pelo Amor de Cristo!!!
O Amor foi mais forte que o sofrimento, a dor...
O Amor foi mais forte que o medo ... a morte...!
O Sacerdote concluia:
Não seguimos uma religião que defenda o sofrimento pelo sofrimento!
Não pertencemos a uma religião que defenda a dor pela dor!
Amar a Deus e aos Irmãos pode trazer sacrifícios,
pode trazer sofrimentos, pode conter dor...
Mas eles só têm sentido se o seu fim último for o Amor a Deus e aos Irmãos...!
Aqui está a grande revelação desta Páscoa 2009!

São Paulo já tinha escrito sobre isto, sito de cor:
...mesmo que eu entregue o meu corpo para ser entregue à morte,
se não tiver caridade de nada me servirá...!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Fantastico, as reflexões referidas dão forma ao entendimento pessoal que me levou a dar Graças por crer acreditar no Amor de Cristo e no seu sofrimento "voluntário" por nós pecadores. Obrigado Senhor!!!