sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Astronomia de Novo: Porque é Agradável Pensar!

A Terra anda à volta do Sol:
É o chamado Movimento de Translacção!
A trajectória desse movimento (órbita)
é, aproximadamente, um círculo,
(como é ligeiramente alongado, chamam-lhe elipse).
Mas a Terra também tem um Movimento de Rotação,
roda sobre si mesma, (em torno do 'seu eixo').
(Como vemos o Sol deslocar-se no sentido dos ponteiros do relógio, significa que o movimento de Rotação da Terra é no sentido inverso).

É este movimento que dá origem aos dias e às noites,
e o de Translacção dá origem às Estações do Ano.

Podemos imaginar o Sol fixo
(um dia podemos pensar nos movimentos do Sol)
e, ao mesmo tempo, podemos imaginar a Terra com os seus dois Movimentos: de Rotação e de Translacção.
Podemos imaginar, em cada dia, 24 horas, a Terra dá uma volta e, em cada dia, ela avança um bocadinho na sua órbita à volta do Sol.

Como este círculo à volta do Sol tem 360º graus, e o ano tem 365 dias, podemos dizer que cada dia a Terra anda à volta do Sol quase 1 grau.

Pergunta: Então um dia, 24 horas, corresponde exactamente a uma rotação exacta de 360º da Terra no seu Movimento de Rotação? Sim ou não?

Imaginemos de novo os dois movimentos: Enquanto a Terra deu uma volta de rotação, 360º, mexeu-se para o lado na órbita cerca de 1 grau (mais de 2 milhões e 500 mil km, ver postagem anterior).
Então, um ponto na Terra que estivesse exactamente apontado ao Sol ao meio dia, depois da Terra ter dado uma rotação de 360º, como ela se desviou para o lado um grau, (então) a Terra precisa de rodar mais um grau para que o mesmo ponto fique exactamente apontado para o Sol, para prefazer um dia, as 24 horas!

Pois é!
Para cada dia a Terra tem que rodar sobre si (Movimento de Rotação) quase 361 graus para completar um dia, ( 24 horas), e, ao fim de um ano, a Terra deu 366 voltas e só passaram 365 dias.

Se a Terra só desse uma volta, sobre si mesma, durante um ano, então teria sempre a mesma face virada para o Sol. É o que acontece com a Lua em relação à Terra e, assim, da Terra vemos sempre a mesma face da Lua.

Pergunta: E o dia lunar, em relação ao Sol, quanto tempo demora?
O período do dia lunar é igual ao tempo que medeia uma Lua Nova e a Lua Nova seguinte: Aquilo a que chamamos o mês lunar!

Sem comentários: