terça-feira, 26 de junho de 2007

Um Triturador de Casca de Pinheiro


No Sábado estive a reenvasar as orquídeas: Passado o tempo de floração, os vasos estavam cheios de erva daninha e a terra estava compacta. Gastei toda a casca de pinheiro. No fim, arranjei um abrigo com ensombramento para as proteger do Sol.
Mas, a casca de pinheiro...ía fazer falta!
Até era boa para juntar, no contentor de compostagem, onde colocamos os detritos vegetais domésticos e do quintal, para tornar o composto mais leve. E ali ao lado, no pinhal que ardeu, há tanta casca de pinheiro.
O pior é, como triturá-la?
Ontem à tarde peguei no carro de mão e fui ao pinhal enchê-lo de casca de pinheiro. Como os pinheiros já estão queimados há quase três anos, a maior parte já caíu e está a apodrecer e a 'cascareta' solta-se com facilidade.

Enchi o carro de mão, mas não fui para o quintal, fui para o jardim. Espalhei alguns bocados de cascareta sobre a relva. Fui buscar o corta-relva e comecei a passá-la sobre a cascareta. Ainda prendeu duas ou três vezes: Era preciso deixá-la retraçar pouca casca de cada vez!

Não tardou que a caixa do corta-relva ficasse cheia. Despejei-a num saco e continuei. Fazia algum pó, mas nada de especial. Ainda fui buscar outro carro de mão e deu casca de pinheiro para encher o saco, para o contentor de compostagem e dois baldes de reserva.

Até a relva ficou linda!
E ainda beneficiou de alguma matéria orgânica.
No fim levou uma boa rega e (ficou molhada! ):)... parecia nova!

... e tinha 'inventado' um novo
Triturador de casca de pinheiro!

2 comentários:

Unknown disse...

he...lááááá´!
grande foto!!!
grande ideia!!!!

bem espremido chegas lá...:)

Luís disse...

Olá Marta!
Já sabes,
quando precisares de casta de pinheiro, é só...
cortares a relva!...
Bjs.